Orientador Pedagógico
É de sua competência representar a direção quando solicitado, ser o
articulador do processo de discussão de uma proposta de trabalho
(pedagógica). Juntamente com a direção elaborar calendário, fazer enturmação
e buscar soluções quando houver desentendimentos entre alunos, professores
e/ou funcionários.
Orientar o aluno no cumprimento de seus deveres com
responsabilidade, enviar bilhetes para pais e/ou responsáveis se necessário.
Orientar professores, auxiliar na elaboração de atividades quando solicitada,
pelos professores. Organizar horários de atividades que envolvam alunos e
professores. Proporcionar condições de realização de projetos a serem
desenvolvidos.
Viabilizar materiais solicitados para realização de projetos e ou
atividades com os alunos. Promover estudos de casos juntamente com a
equipe multidisciplinar da Clinica. Auxiliar na elaboração das avaliações
quando solicitada.
Professor
O corpo docente do CAESP é formado por professores, sejam eles
pertencentes ao quadro de funcionários efetivos da Fundação Catarinense de
Educação Especial- FCEE, ou contratados mediante convênio na modalidade MDR (Modelo de Repasse Direto) da Fundação Catarinense de Educação Especial.
Deverá ser ético, pontual nos horários, ter responsabilidade em suas ações, ter
atitudes de respeito para com as diferenças e dificuldades de alunos e colegas.
Demonstrar interesse em buscar aperfeiçoamento através de cursos,
seminários e palestras. Auxiliar nas atividades extras do CAESP e participar de
promoções da APAE.
O professor deve estar em interação com o processo de ensino e
aprendizagem proposto pelo PPP, repensar constantemente as ações que se
efetivam na sala de aula. Trabalhar coletivamente, oportunizando trocas
qualitativas de auxílio mútuo.
Sendo este, investigador, pesquisador, mediador e transmissor de
conceitos e informações necessárias para a formação do usuário, bem como
proporcionar atividades as quais venham a auxiliar os usuários (as) na
independência em AVD (Atividades de vida diária). Sempre respeitando a
individualidade e as limitações de cada usuário.
Modalidades de atendimento no CAESP Centro de Atendimento Especializado “Menino Deus”:
- Estimulação Precoce
É o atendimento prestado a partir do nascimento da criança que
apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou
ambientais. “As crianças são atendidos por uma equipe profissional, com a
participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento
integral da criança” (CENESP. 1984 p-26).
As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses de
idade, que necessitem atendimento de estimulação para acelerar o
desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos,
técnicas e recursos especiais, incluindo uma programação curricular o mais
próximo da realidade comum a todas as crianças.
Proporcionando atividades para o desenvolvimento da área cognitiva, afetiva, e
psicomotora de cada educando através de um trabalho de qualidade e
responsabilidade, através dos conteúdos: família, comunicação e expressão,
leitura e escrita, higiene pessoal e do ambiente, alimentação saudável, atividades de vida diária
e vida prática.
As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses de
idade, que necessitem atendimento de estimulação para acelerar o
desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos,
técnicas e recursos especiais, incluindo uma programação curricular o mais
próximo da realidade comum a todas as crianças.
- Serviço Pedagógico Específico
Objetiva-se o desenvolvimento global, trabalhando a psicomotricidade,
raciocínio, linguagem, integração sócio emocional, buscando sempre atender
as necessidades específicas de cada aluno e a identificação das diferenças e
semelhanças entre os conteúdos trabalhados, proporcionando atividades para
a partir delas, propiciando aluno a constituição relações em seu dia-a-dia e aos
princípios sociais estabelecidos. São atendidos alunos com faixa etária dos 7
aos 17 anos que apresentam deficiência intelectual e múltipla, que não
frequentam a rede regular de ensino devido o baixo nível funcional e saúde
frágil.
São desenvolvidas atividades de estimulação à comunicação oral, visual
e gestual dos alunos, desenvolvendo sua comunicação, dequação de
linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos.
Desenvolver atividades que propiciem a participação de todos,
respeitando as limitações e potencialidades;
Identificação com seu nome, nome de seus pais, nome de seus colegas
e de seus professores;
Estimular as atividades e brincadeiras possibilitando a autonomia dos
alunos para que estes possam mostrar seu conhecimento sobre a atividade
proposta; Identificar diferentes ritmos musicais expressando-se através do
movimento;
Expressar suas idéias através da pintura com as próprias mãos;
Durante a execução das atividades, evidenciar outros conhecimentos
relacionados a cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que
estimulem sua aprendizagem cognitiva;
Identificar seu próprio corpo;
Representar diferentes formas através de desenhos, pintura e colagens
- Centro de Convivência
Considerando as pessoas atendidas no CAESP “Menino Deus” em
processo de envelhecimento com diagnóstico de Deficiência Intelectual, que
apresentam limitação na sua participação nas rotinas sociais e familiares, nas
atividades cotidianas e nas atividades físicas e de rotina observou-se a
necessidade de planejar um atendimento mais específico para estes usuários.
As pessoas com condições crônicas que serão atendidas necessitam de
acompanhamento para toda a vida.
Considerando que estas dificuldades e demandas se intensificarão ao
longo do tempo e se faz necessário intervenções. Identificar os tipos de apoio
que cada pessoa necessita, possibilitando estratégias terapêuticas e
pedagógicas, visando adquirir e ou manter as habilidades funcionais
específicas de cada usuário e a redução de apoios, e a melhora ou
manutenção de desempenho, trabalhando juntamente com as famílias.
Proporcionar o desenvolvimento global, trabalhando a psicomotricidade,
raciocínio, linguagem, integração sócio emocional, buscando sempre atender
as necessidades específicas de cada aluno e a identificação das diferenças e
semelhanças entre os conteúdos trabalhados, proporcionando atividades para
a partir delas, propiciarão aluno a constituição relações em seu dia-a-dia e aos
princípios sociais estabelecidos. São atendidas pessoas com faixa etária de 28
a 53 anos. Esta turma desenvolve o projeto Dançando na APAE
- Iniciação para o Trabalho
São atendidos pessoas acima de 18 anos que apresentem condições de
inserção no mercado de trabalho.
O trabalho desenvolvido consiste em oferecer atividades básicas e
observações de situações reais de trabalho, visando o desenvolvimento de
habilidades e competências profissionais e sociais que dizem respeito ao
“saber conhecer, fazer, ser e conviver”, e conhecimentos técnicos e específicos
de cada profissão e também a locomoção independente, proporcionando maior
variedade de experiências, na perspectiva de possibilitar autonomia pessoal,
resolução de problemas, trabalho individual e em equipe, compreendendo o
mercado de trabalho, diminuindo as limitações e aspirações pessoais e
profissionais.
O Grupo de Iniciação tem por objetivo pesquisar e avaliar as competências do
aprendiz, a partir do levantamento das potencialidades, interesses profissionais
e nível acadêmico, com enfoque nas habilidades do sujeito, visando identificar
os apoios que este necessitará durante a pré qualificação e a qualificação
profissional. Desenvolvem o Projeto Oficina de Culinária.
- Serviço de Vivências Laborais
Este programa é direcionado às pessoas com deficiência intelectual com ou
sem outras deficiências associadas, sem perspectiva de ingresso no processo
de qualificação profissional e ou inclusão no mercado de trabalho, com idade a
partir dos 18 anos. Serão utilizados os formulários da Escala de
Comportamento Adaptativo para desenvolver as atividades de AVDs.
Promover o exercício do direito à realização de uma atividade laboral, que
valorize o seu potencial produtivo, mediante a utilização de técnicas e
atividades diversas, para que possam desenvolver ao máximo suas
potencialidades, por meio de processos produtivos, criativos, lúdicos,
expressivos, evolutivos, promovendo a autonomia, a elevação da autoestima, a
autoconfiança e a inclusão à vida social. Esta Turma desenvolve o projeto
Tecendo com Carinho e Plantando e Colhendo na APAE
Atendimento Educacional Especializado
Atendimento individualizado aos alunos que frequentam a escola regular, na
faixa etária de 6 aos 17 anos.
Tem por objetivo organizar condições que favoreçam o desenvolvimento
integral do aluno, promovendo situações de estimulação dos mecanismos e de
aprendizagem através de materiais didáticos pedagógicos.
Desenvolver habilidades e competências nas seguintes áreas:
Comunicação e representação, identidade; Autonomia pessoal e leitura e
escrita, coordenação motora na escrita, coordenação motora na escrita, Área
de raciocínio lógico; Conceitos matemáticos; Tempo e medidas; Noções de
grandeza, área de representação espacial; Orientação espaço temporal,
localização de objetos; Percepção visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil;
Área de artes coordenação motora manual e criação; Área física e motora,
corpo e a própria imagem; Independência motora; Área de socialização e
comportamentos, boas maneiras, aspecto afetivo emocional e independência
social; Atividades de vida diária, atividades domésticas e hábitos à mesa;
Hábitos de higiene, saúde e sexualidade e vestuário; Realização de atividades
pedagógicas.
- Serviço de Atendimento Específico
Serviço de Atendimento Especializado leva em consideração a pessoa,
seus interesses, limitações, experiências, respeitando seus sentimentos e
emoções. O planejamento anual é desenvolvido por área de conhecimento,
bem como dividida em horários flexíveis, permitindo assim que o professor
trabalhe de maneira interdisciplinar. São organizadas e dirigidas, situações de
aprendizagem envolvendo os alunos em atividades e projetos através dos
quais serão observadas as evoluções, identificando-as ajustando às
possibilidades dos alunos também no envolvimento deles na instituição de
regras, desenvolvendo a capacidade de auto-avaliação, e do trabalho em
equipes, administrando crises e conflitos interpessoais
Trabalha-se o Currículo Funcional Natural que é uma proposta de ensino
que visa à melhoria da qualidade de vida diária das pessoas, este currículo tem
como proposta desenvolver habilidades que levem a pessoa a atuar da melhor
maneira possível dentro do ambiente, tornando-as mais independentes e
criativas. Além de aumentar as respostas adaptativas, diminui os
comportamentos que tornam as pessoas menos. Esse currículo foi descrito
para que os usuários aprendessem habilidades que as ajudassem a adaptar-se
o melhor possível, nos seus ambientes.
Há no CAESP Quatro turmas de SAE, que além do Curriculo Funcional
Natural desenvolvem os Projetos: Plantando e colhendo na APAE, Arte com
Tecidos e Tecendo com Carinho.
- Artes
O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o
conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma
vez que são o ser humano é a capaz de produzir cultura, deixar legado
histórico e cultura para outras gerações. Entendo o quão importante e
necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o
conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser
humano em produzir sua própria história transmitir aprendizado, costumes e
principalmente compartilhar saberes.
Proporcionar condições ao aluno para que desenvolva a capacidade
criadora, assegurando a necessidade de observar, deduzir, manusear,
exprimir, representar e comunicar. Interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos variados em artes (artes visuais, dança, música, teatro), os
experimentado e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
- Educação Física
A Educação Física é um conjunto de exercícios que tem como objetivo
liberar as energias do corpo humano, coordená-las e discipliná-las, a fim de
que melhorem as condições de saúde e bem-estar, despertando o espírito de
solidariedade, de equipe e de esportividade entre as pessoas. A prática dos
exercícios físicos se ajusta bem à formação da criança e do adolescente,
desde que devidamente adaptados. O aluno que é bem orientado, conquista o
conhecimento do próprio corpo, que sem dúvida é o seu melhor equipamento,
obtendo condições de trabalhar consigo próprio no desenvolvimento de
habilidades especificas, como a capacidade de contração e coordenação,
agilidade, flexibilidade no desenvolvimento do meio social e afetivo. Sendo
assim, a educação física utiliza das atividades físicas, exercícios e jogos para
formar o indivíduo como um todo e, pode ser traduzida como educação do
corpo, sendo que é o instrumento de compreensão do mundo.
Desenvolver os conhecimentos de si mesmo e o sentimento de
confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas e de
interrelações pessoais e de inserção social para agir com perseverança na
busca pelo conhecimento e no exercício da cidadania. Busca estimular funções
psicomotoras necessárias ao aprendizado formal, alcançando um ambiente
favorável a aprendizagem, procurando também proporcionar ao educando
situações onde obtenha um desenvolvimento integral, visando apontar seus
limites e, ao mesmo tempo, estimulá-lo de forma integral, evoluindo a educação
intelectual e física. É importante reforçar que é através do movimento que o
aluno adquire experiências esportivas, culturais e sociais. Tenta-se alcançar e
estimular as habilidades e capacidades físicas e motoras, oferecendo
oportunidade para maior interação e socialização do grupo.
- Comunicação Alternativa
As interações sociais se instituem principalmente pela fala, pessoas não
verbais ou que a ausência da fala está correlacionada a alterações sensoriais,
motoras e/ou cognitivas ou ainda que apresentem, algumas alterações na
oralidade podem não adquirir uma comunicação funcional, e desta maneira
terem suas relações sociais e pessoais limitadas.
A comunicação é algo bem mais abrangente e utiliza também recursos não
verbais nas interações interpessoais. As expressões faciais e os gestos são
um complemento importante na comunicação, pois transmitem informações e
estados emocionais com clareza, tais como alegria, tristeza, medo, além de
que acenos são gestos sociais significativos.
Valorizar todos os sinais expressivos do sujeito, ordenando-os para o
estabelecimento de uma comunicação rápida e eficiente, oportunizandp o
desenvolvimento da comunicação de maneira alternativa viabilizando a troca
de informações;
- Projeto Oficina de Capoeira
A metodologia deste projeto consiste em ensinar a arte da capoeira
considerando que vai além do desenvolvimento físico, são trabalhados valores
como respeito, disciplina, companheirismo, alegria e educação. A capoeira
desenvolve habilidades importantes para o desenvolvimento motor das
pessoas, além de estimular a interação social, que é uma das áreas afetadas
em pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A pessoa que pratica capoeira aprende jogar e cantar os cantos africanos
especialmente criados para esse tipo de atividade e a tocar instrumentos como
o berimbau, o pandeiro e o caxixi, (chocalho feito de sementes). O jogo da
Capoeira aprimora o controle emocional, estimula a observação e a defesa,
quando necessário, não incentiva a agressividade nem a violência, ajuda na
formação moral, desenvolve e amplia a cognição, desperta curiosidade,
promove o desenvolvimento físico, estimula o controle emocional e combate as
inibições.
A percepção sonora é estimulada pelo uso de instrumentos musicais, assim
como a consciência do próprio corpo é alimentada por movimentos pouco
usuais. Trata-se de uma atividade que abre um leque de oportunidades sao
jogar Capoeira, o gosto por danças populares, outros, por canto, despertando
aptidões, fonte valiosa de conhecimento e amor próprio.