Educação

Educacional

O objetivo é oportunizar aos educando o convívio em grupo, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades/habilidades para sua autonomia e aptidões para as atividades de vida diária. Os atendimentos são realizados em grupo sob a regência de professores, de segunda á sexta-feira num período de quatro horas diárias, sendo que os usuários da turma de Estimulação Precoce frequentam dias alternados e com atendimentos de 60min, devido as suas especificidades.

As turmas de SPE de 6 anos à 13 anos e 11 meses e SPE de 14 anos à 17 anos e 11 mêses, mesmo os educandos tendo maior comprometimento físico-motor, eles tem atendimento de cinco vezes por semana em salas especificas com trabalhos pedagógicas e projetos com atividades manuais, também com atendimentos de informática, educação física e artes.

As turmas de SAE têm atendimento de cinco vezes por semana em salas especificas com trabalhos pedagógicos e projetos de atividades manuais, bem como atendimentos de informática, educação física e artes bocha e bocha PC (Paralisado Cerebral). Os educandos com maior capacidade laborais, participam de oficinas como artesanato, artes, tear e reciclagem de materiais. Nas oficinas são trabalhados conteúdos que desenvolvam no educando a iniciativa, o interesse, a responsabilidade, a criatividade, o uso correto de materiais, a conduta social, a seqüência lógica, a tolerância, além de relacioná-los aos conteúdos pedagógicos, através do uso e manejo de materiais diversificados. É importante salientar que nestas oficinas o “processo de trabalho” é o foco principal, sendo secundário o produto final.

Público-Alvo:

São elegíveis para este serviço educandos com idade igual ou superior a 18 anos, que apresentam Deficiência Intelectual (moderada ou severa) e/ou Múltipla e que no momento não apresentam habilidades para o desenvolvimento do trabalho competitivo.

Orientador Pedagógico

É de sua competência representar a direção quando solicitado, ser o articulador do processo de discussão de uma proposta de trabalho (pedagógica). Juntamente com a direção elaborar calendário, fazer enturmação e buscar soluções quando houver desentendimentos entre alunos, professores e/ou funcionários.

Orientar o aluno no cumprimento de seus deveres com responsabilidade, enviar bilhetes para pais e/ou responsáveis se necessário. Orientar professores, auxiliar na elaboração de atividades quando solicitada, pelos professores. Organizar horários de atividades que envolvam alunos e professores. Proporcionar condições de realização de projetos a serem desenvolvidos.

Viabilizar materiais solicitados para realização de projetos e ou atividades com os alunos. Promover estudos de casos juntamente com a equipe multidisciplinar da Clinica. Auxiliar na elaboração das avaliações quando solicitada.

Professor

O corpo docente do CAESP é formado por professores, sejam eles pertencentes ao quadro de funcionários efetivos da Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE, ou contratados mediante convênio na modalidade MDR (Modelo de Repasse Direto) da Fundação Catarinense de Educação Especial.

Deverá ser ético, pontual nos horários, ter responsabilidade em suas ações, ter atitudes de respeito para com as diferenças e dificuldades de alunos e colegas. Demonstrar interesse em buscar aperfeiçoamento através de cursos, seminários e palestras. Auxiliar nas atividades extras do CAESP e participar de promoções da APAE.

O professor deve estar em interação com o processo de ensino e aprendizagem proposto pelo PPP, repensar constantemente as ações que se efetivam na sala de aula. Trabalhar coletivamente, oportunizando trocas qualitativas de auxílio mútuo.
Sendo este, investigador, pesquisador, mediador e transmissor de conceitos e informações necessárias para a formação do usuário, bem como proporcionar atividades as quais venham a auxiliar os usuários (as) na independência em AVD (Atividades de vida diária). Sempre respeitando a individualidade e as limitações de cada usuário.

Modalidades de atendimento no CAESP Centro de Atendimento Especializado “Menino Deus”:

- Estimulação Precoce

É o atendimento prestado a partir do nascimento da criança que apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais. “As crianças são atendidos por uma equipe profissional, com a participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26).

As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses de idade, que necessitem atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo uma programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.

Proporcionando atividades para o desenvolvimento da área cognitiva, afetiva, e psicomotora de cada educando através de um trabalho de qualidade e responsabilidade, através dos conteúdos: família, comunicação e expressão, leitura e escrita, higiene pessoal e do ambiente, alimentação saudável, atividades de vida diária e vida prática.

As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses de idade, que necessitem atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo uma programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.

- Serviço Pedagógico Específico

Objetiva-se o desenvolvimento global, trabalhando a psicomotricidade, raciocínio, linguagem, integração sócio emocional, buscando sempre atender as necessidades específicas de cada aluno e a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos trabalhados, proporcionando atividades para a partir delas, propiciando aluno a constituição relações em seu dia-a-dia e aos princípios sociais estabelecidos. São atendidos alunos com faixa etária dos 7 aos 17 anos que apresentam deficiência intelectual e múltipla, que não frequentam a rede regular de ensino devido o baixo nível funcional e saúde frágil.

São desenvolvidas atividades de estimulação à comunicação oral, visual e gestual dos alunos, desenvolvendo sua comunicação, dequação de linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos.

Desenvolver atividades que propiciem a participação de todos, respeitando as limitações e potencialidades; Identificação com seu nome, nome de seus pais, nome de seus colegas e de seus professores;

Estimular as atividades e brincadeiras possibilitando a autonomia dos alunos para que estes possam mostrar seu conhecimento sobre a atividade proposta; Identificar diferentes ritmos musicais expressando-se através do movimento;

Expressar suas idéias através da pintura com as próprias mãos;

Durante a execução das atividades, evidenciar outros conhecimentos relacionados a cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que estimulem sua aprendizagem cognitiva;

Identificar seu próprio corpo;

Representar diferentes formas através de desenhos, pintura e colagens

- Centro de Convivência

Considerando as pessoas atendidas no CAESP “Menino Deus” em processo de envelhecimento com diagnóstico de Deficiência Intelectual, que apresentam limitação na sua participação nas rotinas sociais e familiares, nas atividades cotidianas e nas atividades físicas e de rotina observou-se a necessidade de planejar um atendimento mais específico para estes usuários. As pessoas com condições crônicas que serão atendidas necessitam de acompanhamento para toda a vida.

Considerando que estas dificuldades e demandas se intensificarão ao longo do tempo e se faz necessário intervenções. Identificar os tipos de apoio que cada pessoa necessita, possibilitando estratégias terapêuticas e pedagógicas, visando adquirir e ou manter as habilidades funcionais específicas de cada usuário e a redução de apoios, e a melhora ou manutenção de desempenho, trabalhando juntamente com as famílias.

Proporcionar o desenvolvimento global, trabalhando a psicomotricidade, raciocínio, linguagem, integração sócio emocional, buscando sempre atender as necessidades específicas de cada aluno e a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos trabalhados, proporcionando atividades para a partir delas, propiciarão aluno a constituição relações em seu dia-a-dia e aos princípios sociais estabelecidos. São atendidas pessoas com faixa etária de 28 a 53 anos. Esta turma desenvolve o projeto Dançando na APAE

- Iniciação para o Trabalho

São atendidos pessoas acima de 18 anos que apresentem condições de inserção no mercado de trabalho.

O trabalho desenvolvido consiste em oferecer atividades básicas e observações de situações reais de trabalho, visando o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e sociais que dizem respeito ao “saber conhecer, fazer, ser e conviver”, e conhecimentos técnicos e específicos de cada profissão e também a locomoção independente, proporcionando maior variedade de experiências, na perspectiva de possibilitar autonomia pessoal, resolução de problemas, trabalho individual e em equipe, compreendendo o mercado de trabalho, diminuindo as limitações e aspirações pessoais e profissionais.

O Grupo de Iniciação tem por objetivo pesquisar e avaliar as competências do aprendiz, a partir do levantamento das potencialidades, interesses profissionais e nível acadêmico, com enfoque nas habilidades do sujeito, visando identificar os apoios que este necessitará durante a pré qualificação e a qualificação profissional. Desenvolvem o Projeto Oficina de Culinária.

- Serviço de Vivências Laborais

Este programa é direcionado às pessoas com deficiência intelectual com ou sem outras deficiências associadas, sem perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e ou inclusão no mercado de trabalho, com idade a partir dos 18 anos. Serão utilizados os formulários da Escala de Comportamento Adaptativo para desenvolver as atividades de AVDs.

Promover o exercício do direito à realização de uma atividade laboral, que valorize o seu potencial produtivo, mediante a utilização de técnicas e atividades diversas, para que possam desenvolver ao máximo suas potencialidades, por meio de processos produtivos, criativos, lúdicos, expressivos, evolutivos, promovendo a autonomia, a elevação da autoestima, a autoconfiança e a inclusão à vida social. Esta Turma desenvolve o projeto Tecendo com Carinho e Plantando e Colhendo na APAE

Atendimento Educacional Especializado

Atendimento individualizado aos alunos que frequentam a escola regular, na faixa etária de 6 aos 17 anos.

Tem por objetivo organizar condições que favoreçam o desenvolvimento integral do aluno, promovendo situações de estimulação dos mecanismos e de aprendizagem através de materiais didáticos pedagógicos.

Desenvolver habilidades e competências nas seguintes áreas: Comunicação e representação, identidade; Autonomia pessoal e leitura e escrita, coordenação motora na escrita, coordenação motora na escrita, Área de raciocínio lógico; Conceitos matemáticos; Tempo e medidas; Noções de grandeza, área de representação espacial; Orientação espaço temporal, localização de objetos; Percepção visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil; Área de artes coordenação motora manual e criação; Área física e motora, corpo e a própria imagem; Independência motora; Área de socialização e comportamentos, boas maneiras, aspecto afetivo emocional e independência social; Atividades de vida diária, atividades domésticas e hábitos à mesa; Hábitos de higiene, saúde e sexualidade e vestuário; Realização de atividades pedagógicas.

- Serviço de Atendimento Específico

Serviço de Atendimento Especializado leva em consideração a pessoa, seus interesses, limitações, experiências, respeitando seus sentimentos e emoções. O planejamento anual é desenvolvido por área de conhecimento, bem como dividida em horários flexíveis, permitindo assim que o professor trabalhe de maneira interdisciplinar. São organizadas e dirigidas, situações de aprendizagem envolvendo os alunos em atividades e projetos através dos quais serão observadas as evoluções, identificando-as ajustando às possibilidades dos alunos também no envolvimento deles na instituição de regras, desenvolvendo a capacidade de auto-avaliação, e do trabalho em equipes, administrando crises e conflitos interpessoais

Trabalha-se o Currículo Funcional Natural que é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária das pessoas, este currículo tem como proposta desenvolver habilidades que levem a pessoa a atuar da melhor maneira possível dentro do ambiente, tornando-as mais independentes e criativas. Além de aumentar as respostas adaptativas, diminui os comportamentos que tornam as pessoas menos. Esse currículo foi descrito para que os usuários aprendessem habilidades que as ajudassem a adaptar-se o melhor possível, nos seus ambientes.

Há no CAESP Quatro turmas de SAE, que além do Curriculo Funcional Natural desenvolvem os Projetos: Plantando e colhendo na APAE, Arte com Tecidos e Tecendo com Carinho.

- Artes

O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma vez que são o ser humano é a capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultura para outras gerações. Entendo o quão importante e necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história transmitir aprendizado, costumes e principalmente compartilhar saberes.

Proporcionar condições ao aluno para que desenvolva a capacidade criadora, assegurando a necessidade de observar, deduzir, manusear, exprimir, representar e comunicar. Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (artes visuais, dança, música, teatro), os experimentado e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.

- Educação Física

A Educação Física é um conjunto de exercícios que tem como objetivo liberar as energias do corpo humano, coordená-las e discipliná-las, a fim de que melhorem as condições de saúde e bem-estar, despertando o espírito de solidariedade, de equipe e de esportividade entre as pessoas. A prática dos exercícios físicos se ajusta bem à formação da criança e do adolescente, desde que devidamente adaptados. O aluno que é bem orientado, conquista o conhecimento do próprio corpo, que sem dúvida é o seu melhor equipamento, obtendo condições de trabalhar consigo próprio no desenvolvimento de habilidades especificas, como a capacidade de contração e coordenação, agilidade, flexibilidade no desenvolvimento do meio social e afetivo. Sendo assim, a educação física utiliza das atividades físicas, exercícios e jogos para formar o indivíduo como um todo e, pode ser traduzida como educação do corpo, sendo que é o instrumento de compreensão do mundo.

Desenvolver os conhecimentos de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas e de interrelações pessoais e de inserção social para agir com perseverança na busca pelo conhecimento e no exercício da cidadania. Busca estimular funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal, alcançando um ambiente favorável a aprendizagem, procurando também proporcionar ao educando situações onde obtenha um desenvolvimento integral, visando apontar seus limites e, ao mesmo tempo, estimulá-lo de forma integral, evoluindo a educação intelectual e física. É importante reforçar que é através do movimento que o aluno adquire experiências esportivas, culturais e sociais. Tenta-se alcançar e estimular as habilidades e capacidades físicas e motoras, oferecendo oportunidade para maior interação e socialização do grupo.

- Comunicação Alternativa

As interações sociais se instituem principalmente pela fala, pessoas não verbais ou que a ausência da fala está correlacionada a alterações sensoriais, motoras e/ou cognitivas ou ainda que apresentem, algumas alterações na oralidade podem não adquirir uma comunicação funcional, e desta maneira terem suas relações sociais e pessoais limitadas.

A comunicação é algo bem mais abrangente e utiliza também recursos não verbais nas interações interpessoais. As expressões faciais e os gestos são um complemento importante na comunicação, pois transmitem informações e estados emocionais com clareza, tais como alegria, tristeza, medo, além de que acenos são gestos sociais significativos.

Valorizar todos os sinais expressivos do sujeito, ordenando-os para o estabelecimento de uma comunicação rápida e eficiente, oportunizandp o desenvolvimento da comunicação de maneira alternativa viabilizando a troca de informações;

- Projeto Oficina de Capoeira

A metodologia deste projeto consiste em ensinar a arte da capoeira considerando que vai além do desenvolvimento físico, são trabalhados valores como respeito, disciplina, companheirismo, alegria e educação. A capoeira desenvolve habilidades importantes para o desenvolvimento motor das pessoas, além de estimular a interação social, que é uma das áreas afetadas em pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A pessoa que pratica capoeira aprende jogar e cantar os cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade e a tocar instrumentos como o berimbau, o pandeiro e o caxixi, (chocalho feito de sementes). O jogo da Capoeira aprimora o controle emocional, estimula a observação e a defesa, quando necessário, não incentiva a agressividade nem a violência, ajuda na formação moral, desenvolve e amplia a cognição, desperta curiosidade, promove o desenvolvimento físico, estimula o controle emocional e combate as inibições.

A percepção sonora é estimulada pelo uso de instrumentos musicais, assim como a consciência do próprio corpo é alimentada por movimentos pouco usuais. Trata-se de uma atividade que abre um leque de oportunidades sao jogar Capoeira, o gosto por danças populares, outros, por canto, despertando aptidões, fonte valiosa de conhecimento e amor próprio.

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