Orientador Pedagógico
É de sua competência representar a direção quando solicitado, ser o
articulador do processo de discussão de uma proposta de trabalho
(pedagógica). Juntamente com a direção elaborar calendário, fazer enturmação
e buscar soluções quando houver desentendimentos entre alunos, professores
e/ou funcionários.
Orientar o aluno no cumprimento de seus deveres com
responsabilidade, enviar bilhetes para pais e/ou responsáveis se necessário.
Orientar professores, auxiliar na elaboração de atividades quando solicitada,
pelos professores. Organizar horários de atividades que envolvam alunos e
professores. Proporcionar condições de realização de projetos a serem
desenvolvidos.
Viabilizar materiais solicitados para realização de projetos e ou
atividades com os alunos. Promover estudos de casos juntamente com a
equipe multidisciplinar da Clinica. Auxiliar na elaboração das avaliações
quando solicitada.
Professor
O corpo docente do CAESP é formado por professores, sejam eles
pertencentes ao quadro de funcionários efetivos da Fundação Catarinense de
Educação Especial- FCEE, ou contratados temporariamente – ACTs, e
contratados pela APAE
Deverá ser ético, pontual nos horários, ter responsabilidade em suas ações, ter
atitudes de respeito para com as diferenças e dificuldades de alunos e colegas.
Demonstrar interesse em buscar aperfeiçoamento através de cursos,
seminários e palestras. Auxiliar nas atividades extras do CAESP e participar de
promoções da APAE.
O professor deve estar em interação com o processo de ensino e
aprendizagem proposto pelo PPP, repensar constantemente as ações que se
efetivam na sala de aula. Trabalhar coletivamente, oportunizando trocas
qualitativas de auxílio mútuo.
Sendo este, investigador, pesquisador, mediador e transmissor de
conceitos e informações necessárias para a formação do usuário, bem como
proporcionar atividades as quais venham a auxiliar os usuários (as) na
independência em AVD (Atividades de vida diária). Sempre respeitando a
individualidade e as limitações de cada usuário.
Modalidades de atendimento no CAESP Centro de Atendimento Especializado “Menino Deus”:
- Estimulação Precoce
É o atendimento prestado a partir do nascimento da criança que
apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou
ambientais. “As crianças são atendidos por uma equipe profissional, com a
participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento
integral da criança” (CENESP. 1984 p-26).
As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses de
idade, que necessitem atendimento de estimulação para acelerar o
desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos,
técnicas e recursos especiais, incluindo uma programação curricular o mais
próximo da realidade comum a todas as crianças.
Proporcionando atividades para o desenvolvimento da área cognitiva, afetiva, e
psicomotora de cada educando através de um trabalho de qualidade e
responsabilidade, através dos conteúdos: família, comunicação e expressão,
leitura e escrita, higiene pessoal e do ambiente, alimentação saudável, atividades de vida diária
e vida prática.
As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 5 anos e onze meses de
idade, que necessitem atendimento de estimulação para acelerar o
desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos,
técnicas e recursos especiais, incluindo uma programação curricular o mais
próximo da realidade comum a todas as crianças.
- Serviço Pedagógico Específico
Objetiva-se o desenvolvimento global, trabalhando a psicomotricidade,
raciocínio, linguagem, integração sócio emocional, buscando sempre atender
as necessidades específicas de cada aluno e a identificação das diferenças e
semelhanças entre os conteúdos trabalhados, proporcionando atividades para
a partir delas, propiciando aluno a constituição relações em seu dia-a-dia e aos
princípios sociais estabelecidos. São atendidos alunos com faixa etária dos 7
aos 17 anos que apresentam deficiência intelectual e múltipla, que não
frequentam a rede regular de ensino devido o baixo nível funcional e saúde
frágil.
São desenvolvidas atividades de estimulação à comunicação oral, visual
e gestual dos alunos, desenvolvendo sua comunicação, dequação de
linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos.
Desenvolver atividades que propiciem a participação de todos,
respeitando as limitações e potencialidades;
Identificação com seu nome, nome de seus pais, nome de seus colegas
e de seus professores;
Estimular as atividades e brincadeiras possibilitando a autonomia dos
alunos para que estes possam mostrar seu conhecimento sobre a atividade
proposta; Identificar diferentes ritmos musicais expressando-se através do
movimento;
Expressar suas idéias através da pintura com as próprias mãos;
Durante a execução das atividades, evidenciar outros conhecimentos
relacionados a cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que
estimulem sua aprendizagem cognitiva;
Identificar seu próprio corpo;
Representar diferentes formas através de desenhos, pintura e colagens
- Centro de Convivência
Considerando as pessoas atendidas no CAESP “Menino Deus” em
processo de envelhecimento com diagnóstico de Deficiência Intelectual, que
apresentam limitação na sua participação nas rotinas sociais e familiares, nas
atividades cotidianas e nas atividades físicas e de rotina observou-se a
necessidade de planejar um atendimento mais específico para estes usuários.
As pessoas com condições crônicas que serão atendidas necessitam de
acompanhamento para toda a vida.
Considerando que estas dificuldades e demandas se intensificarão ao
longo do tempo e se faz necessário intervenções. Identificar os tipos de apoio
que cada pessoa necessita, possibilitando estratégias terapêuticas e
pedagógicas, visando adquirir e ou manter as habilidades funcionais
específicas de cada usuário e a redução de apoios, e a melhora ou
manutenção de desempenho, trabalhando juntamente com as famílias.
Proporcionar o desenvolvimento global, trabalhando a psicomotricidade,
raciocínio, linguagem, integração sócio emocional, buscando sempre atender
as necessidades específicas de cada aluno e a identificação das diferenças e
semelhanças entre os conteúdos trabalhados, proporcionando atividades para
a partir delas, propiciarão aluno a constituição relações em seu dia-a-dia e aos
princípios sociais estabelecidos. São atendidas pessoas com faixa etária de 28
a 53 anos. Esta turma desenvolve o projeto Dançando na APAE
- Iniciação para o Trabalho
São atendidos pessoas acima de 18 anos que apresentem condições de
inserção no mercado de trabalho.
O trabalho desenvolvido consiste em oferecer atividades básicas e
observações de situações reais de trabalho, visando o desenvolvimento de
habilidades e competências profissionais e sociais que dizem respeito ao
“saber conhecer, fazer, ser e conviver”, e conhecimentos técnicos e específicos
de cada profissão e também a locomoção independente, proporcionando maior
variedade de experiências, na perspectiva de possibilitar autonomia pessoal,
resolução de problemas, trabalho individual e em equipe, compreendendo o
mercado de trabalho, diminuindo as limitações e aspirações pessoais e
profissionais.
O Grupo de Iniciação tem por objetivo pesquisar e avaliar as competências do
aprendiz, a partir do levantamento das potencialidades, interesses profissionais
e nível acadêmico, com enfoque nas habilidades do sujeito, visando identificar
os apoios que este necessitará durante a pré qualificação e a qualificação
profissional. Desenvolvem o Projeto Oficina de Culinária.
- Programa de atividades laborativas
Este programa é direcionado às pessoas com deficiência intelectual com ou
sem outras deficiências associadas, sem perspectiva de ingresso no processo
de qualificação profissional e ou inclusão no mercado de trabalho, com idade a
partir dos 18 anos. Serão utilizados os formulários da Escala de
Comportamento Adaptativo para desenvolver as atividades de AVDs.
Promover o exercício do direito à realização de uma atividade laboral, que
valorize o seu potencial produtivo, mediante a utilização de técnicas e
atividades diversas, para que possam desenvolver ao máximo suas
potencialidades, por meio de processos produtivos, criativos, lúdicos,
expressivos, evolutivos, promovendo a autonomia, a elevação da autoestima, a
autoconfiança e a inclusão à vida social. Esta Turma desenvolve o projeto
Tecendo com Carinho e Plantando e Colhendo na APAE
Atendimento Educacional Especializado
Atendimento individualizado aos alunos que frequentam a escola regular, na
faixa etária de 7 aos 17 anos.
Tem por objetivo organizar condições que favoreçam o desenvolvimento
integral do aluno, promovendo situações de estimulação dos mecanismos e de
aprendizagem através de materiais didáticos pedagógicos.
Desenvolver habilidades e competências nas seguintes áreas:
Comunicação e representação, identidade; Autonomia pessoal e leitura e
escrita, coordenação motora na escrita, coordenação motora na escrita, Área
de raciocínio lógico; Conceitos matemáticos; Tempo e medidas; Noções de
grandeza, área de representação espacial; Orientação espaço temporal,
localização de objetos; Percepção visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil;
Área de artes coordenação motora manual e criação; Área física e motora,
corpo e a própria imagem; Independência motora; Área de socialização e
comportamentos, boas maneiras, aspecto afetivo emocional e independência
social; Atividades de vida diária, atividades domésticas e hábitos à mesa;
Hábitos de higiene, saúde e sexualidade e vestuário; Realização de atividades
pedagógicas.
- Serviço de Atendimento Específico
Serviço de Atendimento Especializado leva em consideração a pessoa,
seus interesses, limitações, experiências, respeitando seus sentimentos e
emoções. O planejamento anual é desenvolvido por área de conhecimento,
bem como dividida em horários flexíveis, permitindo assim que o professor
trabalhe de maneira interdisciplinar. São organizadas e dirigidas, situações de
aprendizagem envolvendo os alunos em atividades e projetos através dos
quais serão observadas as evoluções, identificando-as ajustando às
possibilidades dos alunos também no envolvimento deles na instituição de
regras, desenvolvendo a capacidade de auto-avaliação, e do trabalho em
equipes, administrando crises e conflitos interpessoais
Trabalha-se o Currículo Funcional Natural que é uma proposta de ensino
que visa à melhoria da qualidade de vida diária das pessoas, este currículo tem
como proposta desenvolver habilidades que levem a pessoa a atuar da melhor
maneira possível dentro do ambiente, tornando-as mais independentes e
criativas. Além de aumentar as respostas adaptativas, diminui os
comportamentos que tornam as pessoas menos. Esse currículo foi descrito
para que os usuários aprendessem habilidades que as ajudassem a adaptar-se
o melhor possível, nos seus ambientes.
Há no CAESP Quatro turmas de SAE, que além do Curriculo Funcional
Natural desenvolvem os Projetos: Plantando e colhendo na APAE, Arte com
Tecidos e Tecendo com Carinho.
- Artes
O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o
conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma
vez que são o ser humano é a capaz de produzir cultura, deixar legado
histórico e cultura para outras gerações. Entendo o quão importante e
necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o
conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser
humano em produzir sua própria história transmitir aprendizado, costumes e
principalmente compartilhar saberes.
Proporcionar condições ao aluno para que desenvolva a capacidade
criadora, assegurando a necessidade de observar, deduzir, manusear,
exprimir, representar e comunicar. Interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos variados em artes (artes visuais, dança, música, teatro), os
experimentado e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
- Educação Física
A Educação Física é um conjunto de exercícios que tem como objetivo
liberar as energias do corpo humano, coordená-las e discipliná-las, a fim de
que melhorem as condições de saúde e bem-estar, despertando o espírito de
solidariedade, de equipe e de esportividade entre as pessoas. A prática dos
exercícios físicos se ajusta bem à formação da criança e do adolescente,
desde que devidamente adaptados. O aluno que é bem orientado, conquista o
conhecimento do próprio corpo, que sem dúvida é o seu melhor equipamento,
obtendo condições de trabalhar consigo próprio no desenvolvimento de
habilidades especificas, como a capacidade de contração e coordenação,
agilidade, flexibilidade no desenvolvimento do meio social e afetivo. Sendo
assim, a educação física utiliza das atividades físicas, exercícios e jogos para
formar o indivíduo como um todo e, pode ser traduzida como educação do
corpo, sendo que é o instrumento de compreensão do mundo.
Desenvolver os conhecimentos de si mesmo e o sentimento de
confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas e de
interrelações pessoais e de inserção social para agir com perseverança na
busca pelo conhecimento e no exercício da cidadania. Busca estimular funções
psicomotoras necessárias ao aprendizado formal, alcançando um ambiente
favorável a aprendizagem, procurando também proporcionar ao educando
situações onde obtenha um desenvolvimento integral, visando apontar seus
limites e, ao mesmo tempo, estimulá-lo de forma integral, evoluindo a educação
intelectual e física. É importante reforçar que é através do movimento que o
aluno adquire experiências esportivas, culturais e sociais. Tenta-se alcançar e
estimular as habilidades e capacidades físicas e motoras, oferecendo
oportunidade para maior interação e socialização do grupo.
- Comunicação Alternativa
As interações sociais se instituem principalmente pela fala, pessoas não
verbais ou que a ausência da fala está correlacionada a alterações sensoriais,
motoras e/ou cognitivas ou ainda que apresentem, algumas alterações na
oralidade podem não adquirir uma comunicação funcional, e desta maneira
terem suas relações sociais e pessoais limitadas.
A comunicação é algo bem mais abrangente e utiliza também recursos não
verbais nas interações interpessoais. As expressões faciais e os gestos são
um complemento importante na comunicação, pois transmitem informações e
estados emocionais com clareza, tais como alegria, tristeza, medo, além de
que acenos são gestos sociais significativos.
Valorizar todos os sinais expressivos do sujeito, ordenando-os para o
estabelecimento de uma comunicação rápida e eficiente, oportunizandp o
desenvolvimento da comunicação de maneira alternativa viabilizando a troca
de informações;
- Informática Educativa
A informática, hoje tão presente em nossas vidas, é extremamente
necessária às pessoas com necessidades educacionais especiais, permitindo
assim que o aluno com deficiência utilize os recursos disponíveis no
computador, como o auxílio visual, auditivo, motor e interativo para facilitar a
sua aprendizagem.
A utilização da informática para o processo ensino-aprendizagem na
educação especial atende necessidades específicas com pessoas com
deficiência intelectual, físico-sensorial e motora, com influências nas dimensões
socio-afetivas. Essa ferramenta propicia um ambiente estimulador e
diferenciado de aprendizagem que desperta o interesse do aluno, estimulando
atividades cognitivas básicas e de conceitos nas diversas áreas do
conhecimento.
A informática especial é um recurso pedagógico e de comunicação que
auxilia aos alunos com necessidades especiais possibilitando de novas
experiências, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem globais. As
aulas de informática ministradas se norteiam para a aquisição de conceitos
básicos visando a interação social e a comunicação.
A utilização deste recurso atende a uma diversidade de alunos com
diferentes patologias em diversas faixas etárias. O trabalho pedagógico nesta
perspectiva terá maior amplitude, possibilitando a interatividade entre o
trabalho a ser desenvolvido na sala de informática e na sala de aula.
- Projeto Oficina de Capoeira
A metodologia deste projeto consiste em ensinar a arte da capoeira
considerando que vai além do desenvolvimento físico, são trabalhados valores
como respeito, disciplina, companheirismo, alegria e educação. A capoeira
desenvolve habilidades importantes para o desenvolvimento motor das
pessoas, além de estimular a interação social, que é uma das áreas afetadas
em pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A pessoa que pratica capoeira aprende jogar e cantar os cantos africanos
especialmente criados para esse tipo de atividade e a tocar instrumentos como
o berimbau, o pandeiro e o caxixi, (chocalho feito de sementes). O jogo da
Capoeira aprimora o controle emocional, estimula a observação e a defesa,
quando necessário, não incentiva a agressividade nem a violência, ajuda na
formação moral, desenvolve e amplia a cognição, desperta curiosidade,
promove o desenvolvimento físico, estimula o controle emocional e combate as
inibições.
A percepção sonora é estimulada pelo uso de instrumentos musicais, assim
como a consciência do próprio corpo é alimentada por movimentos pouco
usuais. Trata-se de uma atividade que abre um leque de oportunidades sao
jogar Capoeira, o gosto por danças populares, outros, por canto, despertando
aptidões, fonte valiosa de conhecimento e amor próprio.