A importância do fisioterapeuta na estimulação precoce de crianças com atraso do desenvolvimento infantil
Conheça os benefícios da estimulação precoce para o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com atraso do desenvolvimento.
A estimulação precoce é benéfica para qualquer criança que apresente condições ou agravos de saúde que possam interferir no desenvolvimento neuropsicomotor, como a prematuridade, a paralisia cerebral infantil, doenças congênitas, entre outras.
O cuidado com a saúde das crianças é feito com base no seu desenvolvimento durante os primeiros anos de vida e é essencial para:
- Promoção à saúde;
- Prevenção de agravos; e
- Identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.
Ou seja, é esse acompanhamento que garante um diagnóstico precoce para o início do tratamento e reabilitação com a estimulação precoce.
Esse cuidado e atenção entre os 0 e 3 anos de idade vai possibilitar que as crianças diagnosticadas com algum problema de saúde conquistem um futuro com mais autonomia, e inclusão social, já que a estimulação precoce favorece o processo de desenvolvimento neuropsicomotor, possibilitando que a criança participe das atividades da idade.
Como identificar se meu filho precisa, ou não, de estimulação precoce?
Existem alguns “sinais de alerta” que devem ser observados pela família para detecção de possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, são eles:
- Crianças com hipertonia ou hipotonia;
- Movimentos muito rápidos e sem parar;
- Muito quietas;
- Não conseguem controlar os movimentos da cabeça, mãos, braços e pernas;
- Assimetria dos braços e pernas;
- Sucção ou deglutição fraca, ausente ou irregular;
- Ausência de vocalização;
- Dificuldade para andar;
- Pouco equilíbrio;
- Cai com facilidade, ou;
- Não reconhecem os seus familiares.
É sempre muito importante lembrar que quem indica tratamentos, exercícios ou qualquer tipo de atividade complementar em tratamentos, como a estimulação precoce, é a equipe de atendimento multidisciplinar do seu filho, que inclui especialistas em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia, entre outras.
Se você gostaria de começar alguma atividade de estimulação precoce com o seu filho, converse com a equipe da APAE antes e tenha certeza de que esse recurso vai, de fato, colaborar para o desenvolvimento do seu filho.


