Notícias

Nossos usuários são protagonistas de sua própria história

Nossos usuários são protagonistas de sua própria história

Nossos usuários são protagonistas de sua própria história

Por Terezinha Lurdes Mazzuco, Orientadora Pedagógica da APAE Campos Novos

Nossos usuários são protagonistas de sua própria história

De 21 a 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e múltipla, a data foi instituída pela lei nº 13.585/2.017 com o intuito de desenvolver ações de conscientização sobre o tema, mostrar as necessidadesde políticas públicas neste segmento populacional e assim, combater a discriminação e o preconceito.

Com o tema Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social, a Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) pretende evidenciar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todos os setores da sociedade, seja na educação, no mercado de trabalho, artes e lazer. Reforço, o objetivo visa contribuir para a mobilização da sociedade e a rede APAE, a fim de colocar em evidência a inclusão social de pessoas com deficiência, suas potencialidades e capacidades.

É preciso valorizar as pessoas com deficiência e sua atuação na sociedade. O tema deste ano deve estaragendas de políticas públicas de assistência social, educação e saúde, entre outras áreaspara que desta maneira seja discutido e defendido os diretos destas pessoas que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade.

Precisamos lembrar que, além das pessoas com deficiência, seus familiares também fazem parte de todo esse contexto. Elas precisam ser ouvidas, respeitadas em seus direitos, suas reinvindicações e consequentemente protegidas de situações de abandono, negligencia, atitudes excludentes e discriminatórias.

As Instituições que atendem as pessoas com deficiência como as APAEs, tem papel fundamental em difundir informações, promover o desenvolvimento integraldesde os primeiros meses de vida, até sua inserção no mercado de trabalho formal ou ainda até o final de sua vida, através dos programas pedagógicos oferecidos. No caso do CAESP Menino Deus é a Fundação Catarinense de Educação Especial que orienta sobre os aspectos pedagógicos e formação profissional dos usuários nele inseridos.

Hoje a APAE de Campos Novos  possui hoje 94 usuários matriculados, divididos em 13 turmas e 21 pacientes atendidos na clínica, totalizando 115 pessoas atendidas na Instituição, com idade entre  6 meses até 65 anos de idade, nas classes de Estimulação Precoce, Atendimento Educacional Especializado, Serviço Pedagógico Específico, Programa de Educação Profissional, Programa de Atividades Laborais, Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Convivência.

Na APAE atendemos os usuários e os familiares em diversas áreas, como educação, saúde e assistência social. O estímulo é realizado através do Projeto Currículo Funcional Natural, tornando-os autônomos nas atividades de vida diária, estimulando as atividades físicas, a arte e a preparação para o mercado de Trabalho. Na área de saúde, os atendimentos são realizados por profissionais como psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e dentista.

Através do Centro de Educação Para o Trabalho (CENET) da Fundação Catarinensepromovemos o acesso e permanência deles no âmbito profissional. O CENET tem por objetivo produzir conhecimento, capacitar profissionais, oferecer e assessorar os serviços na área da Educação Profissional e emprego de pessoas com deficiência intelectual, encaminhar e acompanhar pessoas com deficiência intelectual, mental, sensorial, física, múltipla e transtorno do espectro autista para o mercado de trabalho.

No Programa de Educação profissional é desenvolvido o programa do CENETe o Projeto de Culinária, onde são desenvolvidas habilidades como organização do espaço, higiene pessoal e do ambiente, realização dereceitas, incentivandoo trabalho em equipe e a cooperação. Através dessas ações preparamos os alunos para o ambiente de trabalho, com noções de responsabilidade e respeito.

Oferecemos atividades básicas e observações a situações reais de trabalho, visando o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e sociais que dizem respeito ao “saber conhecer, fazer, ser e conviver”. Para isso são abordados temas de identidade e higiene pessoal e do ambiente, assim, construindo a identidade pessoal de cada um. Oportunizamos conhecimentos das profissões, incentivando a locomoção independente, possibilitando ao aprendiz autonomia pessoal, resolução de problemas, trabalho individual e em equipe, a fim de que ele possa compreender o mercado de trabalho, suas limitações e aspirações pessoais e profissionais

Também temos como objetivo, proporcionar ao jovem e adultos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, sem perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, exercer seu direito à realização de uma atividade laboral, que valorize seu potencial produtivo, para que isso se efetive. Temos ainda, na Instituição, o Programa de Atividades Laborais onde estes usuários realizam atividades de artesanatos em tear, confecção de tapetes e cachecóis, organização e manutenção da horta.

Por meio desses projetos, percebemos a evolução, física, intelectual, social e profissional de nossos usuários, observando diariamente seus avanços e conquistas, incentivando-os a tornarem-se sujeitos ativos na sociedade e protagonistas da sua história.

Nossos usuários são protagonistas de sua própria história - Foto 1 de 1
Autor

Escrito por Apae Executivo em Notícias

    Compartilhe nas redes sociais

  • 00
  • 00

Nossos Parceiros