Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
APAE de Campos Novos incentiva o protagonismo na vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla
Com o tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, as APAEs do Brasil celebram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 até 28 de agosto. O objetivo das ações é promover um intenso debate sobre inclusão social, combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiências, além de reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Para a edição 2020, a Semana abordará aspectos como atividade física, inclusão no trabalho, vida sexual, direitos e educação das pessoas com deficiência. Além da programação da Federação das APAEs do Brasil (Fenapaes), em Campos Novos a entidade vai focar em conteúdos audiovisuais, gravados por alunos, familiares, profissionais e gestores de empresas com usuários da APAE no quadro de colaboradores, ou seja, durante estes dias os canais de comunicação da APAE Campos Novos, aproximará o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla à comunidade local.
O diretor da APAE de Campos Novos, Luiz Augusto de Souza reforça a importância de disseminar informações sobre assuntos voltados a inclusão social. “Represento a direção da APAE Campos Novos e quero, juntamente com a Federação Nacional das APAEs do Brasil, estar refletindo e conversando sobre um tema muito importante: a pessoa com deficiência. Precisamos nos sensibilizar com as condições de cada um, respeitar e oferecer melhores condições de vida pessoal, social ou profissional”, comenta.
Luiz Augusto lembra que inclusão social é a palavra-chave das entidades e especialistas que trabalham com pessoas com deficiência, já que por muitos anos, as pessoas com deficiência permaneciam isoladas em suas casas e muitas vezes sendo tratadas como inválidas e sem perspectiva de futuro na sociedade. Um dos trabalhos da APAE, em parceria com empresas e famílias, é mudar esse perfil e mostrar os exemplos de superação. “Se a pessoa com deficiência tem potencial precisamos inclui-las na sociedade”.
O tema de 2020 foi definido com o propósito de fomentar o debate e as ações estratégicas voltadas para o destaque da visibilidade e do papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade, bem como de sua efetiva inclusão social. É um vetor de mudanças no que diz respeito à ética e aos valores morais que dão concretude à existência humana.
Programação Nacional
A Fenapaes programou uma série de eventos totalmente on-line devido à pandemia do Covid-19, com a participação de especialistas nacionais em diversas áreas. O espaço propõe o diálogo e a participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, profissionais e gestores, de modo a contribuir ativamente para debates e para a construção de políticas públicas que visem à autonomia e à inclusão social. A programação completa nas mídias sociais e site da Fenapaes
Lei 13.585
Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto. A partir desta data, a Federação Nacional das APAEs conta com o apoio das filadas e coirmãs, incentivando a realização de ações de incentivo em seus municípios e estados.