Assistência Social

Assistência Social

Atendimento individual aos familiares

O objetivo deste serviço é prestar atendimentos socioassistenciais e psicossociais aos familiares em suas necessidades. O acolhimento as famílias é feito conforme a sua demanda, interesses, necessidades e possibilidades. São realizados: estudos sociais, visitas domiciliares, atendimento psicossocial e encaminhamento aos recursos e programas da comunidade e/ou aos demais técnicos da instituição, quando necessário. Após as entrevistas é realizada a socialização de informações entre a equipe multiprofissional.

Público-Alvo: Famílias dos atendidos pela APAE (em media 100 famílias).

Abrangência territorial: Município de Campos Novos - AMPLASC

Forma de participação dos usuários e/ou estratégias e articulação da rede de serviços que serão utilizados nas etapas de elaboração e execução do plano: Esta instituição é credenciada pelo Governo Estadual para realizar avaliação técnica na concessão da Pensão Especial e Passe Livre Intermunicipal, para pessoa com deficiência intelectual.

Demonstração da forma de participação dos usuários e/ou estratégias que serão utilizadas em todas as etapas do plano: O atendimento é realizado aos familiares dos atendidos nesta instituição, sendo realizada a acolhida mediante a escuta das necessidades relatadas e/ou identificadas para posterior orientação, reflexão e encaminhamentos necessários para o enfrentamento da situação.

Assistente Social
Gabriela de Oliveira

Assistente Social
Elinez Guarda Kunen

Avaliação Inicial e Elaboração de Laudo Diagnóstico

O objetivo deste serviço é avaliação das pessoas que apresentam sinais de deficiência intelectual e/ou múltipla, a fim de propor ações de habilitação e reabilitação para melhoria da sua qualidade de vida.

A avaliação acontece todas as sextas-feiras com prévio agendamento. As etapas são:

  • Avaliação é realizada por meio de triagem de duas maneiras, quando analisado para ser inserido na instituição é avaliado por todos os profissionais da clinica e quando encaminhado pela rede com profissionais específicos que são: Assistente Social, Psicóloga e Fonoaudióloga;
  • Discussão das avaliações individuais, elaboração de hipótese diagnóstica pela equipe, definição dos encaminhamentos necessários;
  • Entrega da avaliação para a família do avaliado e para a rede de atendimento que realizou o encaminhamento inicial.

Público-alvo: Bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Capacidade de atendimento: São avaliadas aproximadamente 02 pessoas por período na sexta-feira, com variações semanais se de urgência.

Abrangência territorial: A abrangência de atendimento da APAE são os municípios de Campos Novos, Abdon Batista, Vargem, Ibiam, Celso Ramos, Brunópolis, Monte Carlo, Zortéa, Capinzal.

Forma de participação dos usuários e/ou estratégias e articulação da rede de serviços que serão utilizados nas etapas de elaboração e execução do plano: A participação é feita de forma espontânea ou através de encaminhamento pelos diversos setores da rede de atendimento do município.

Outras áreas de atuação

Saúde

Educação

Assistência
Social

Proteção

Capacitação

Autogestão

Nossos Parceiros